16 November 2006
Marcas Institucionais e Marcas de Consumo
Marca
Conceito de Marca
"Um produto é uma coisa fabricada numa fábrica; uma marca é qualquer coisa comprada pelo consumidor. Um produto pode ser copiado por um concorrente; uma marca é única. Um produto pode desaparecer (perder o seu valor) muito rapidamente; uma marca é eterna."
Stephen King, WPP Group, Londres
Marca é uma representação simbólica de uma série de informações sobre um produto, um serviço, um grupo de produtos ou serviços, ou uma empresa. Não é um conceito fácil de definir. Na sua definição e na sua análise devem-se levar em consideração as disciplinas que a utilizam e regulam mais directamente, que são o direito comercial e a gestão de marketing.
A definição da American Marketing Association, ainda adoptada em edições clássicas de marketing, acrescenta à definição jurídica: " A marca é um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenciá-los dos concorrentes".
Segundo Kotler, "talvez a habilidade mais característica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Para os profissionais de marketing, o estabelecimento de uma marca é a arte e a essência do marketing."
A marca é em essência uma promessa da empresa em fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. Socorrendo-nos de novo a Kotler, a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas, mas uma marca é um símbolo mais complexo, podendo trazer até seis níveis de significados:
Atributos: a marca tem o poder de trazer à mente certos atributos. Por exemplo: Mercedes sugestiona automóveis caros, bons e de alto prestigio.
Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emocionais. Por exemplo: um carro Mercedes custa caro e sugestiona status elevado para o seu dono.
Valores: a marca também transmite os valores da empresa. Por exemplo: Um carro Mercedes simboliza desempenho, segurança e prestígio.
Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura. Por exemplo: A Mercedes representa a cultura germânica: organizada, preocupada com a qualidade e eficiente.
Personalidade: a marca pode projectar certa personalidade. Exemplo: um chefe decidido que tem um carro Mercedes.
Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto. Exemplo: espera-se que um usuário de um carro Mercedes seja um executivo bemsucedido, com um pouco mais de idade e não uma secretaria de vinte e poucos anos.
Marca Institucional
É a razão social da empresa, tornada marca da empresa ou a marca corporate. Por exemplo, os Transportes Aéreos Portugueses transformaram-se em Tap Air Portugal. A utilização damarca institucional pode assumir três categorias: a marca institucional pura, a marca institucional umbrella e a marca institucional híbrida.
• Marca Institucional (pura): não aparece, normalmente, nos produtos da empresa. Estes produtos são colocados no mercado com outros nomes. (exemplo: Lactogal [marca institucional] é comercializado como leite Mimosa, iogurtes Adagio, etc.[marcas de consumo]). A comunicação da marca institucional é, frequentemente gerida pelo director de comunicação.
• Marca Institucional Umbrella: Tem uma função simultaneamente marketing e institucional. A marca da empresa identifica as actividades corporate e todos os produtos da empresa. (exemplo: Peugeot, Yamaha, Michelin, Philips, etc.)
• Marca Institucional Híbrida: Identifica as actividades institucionais (corporate) de uma parte dos produtos, tendo, os outros, marcas próprias. (exemplo, Gillette é a marca umbrella para a gama de higiene masculina, enquanto a Duracell é a marca da Gillette para as pilhas)
Identidade da Marca
Mais do que um nome, a marca, se for eficaz, transmite toda uma série de valores e conceitos tornando-se assim um símbolo. Tal como uma pessoa, a marca tem identidade física ou formal. Tem um carácter, uma personalidade ligada à sua história e aos seus valores fundamentais. É o que chamamos identidade cultural da marca. A marca designa-se sob um conjunto de signos, formas, cores ou mesmo sons.
COMPONENTES FÍSICOS
Uma marca pode ser composta por um só ou por vários componentes. O excesso de sinais distintivos, pode vir a prejudicar a leitura da marca e a compreensão do consumidor. Os elementos que compõem a identidade visual de uma marca são:
Nome: É o mais importante elemento do dispositivo identificador da marca. O nome deve ser curto e de fácil memorização; sem conotações indesejáveis; internacional; disponível e defensável juridicamente. Quanto mais um nome significar o domínio de actividade e atributos da marca, mais facilita o posicionamento; mas, por outro lado, prejudica a marca, limitando a sua possibilidade de extensão a outros mercados. Os tipos de nomes:
Patronímico: A empresa pode escolher um nome relacionado a uma pessoa como: Honda, Estée Lauder.
Sigla: BPI, BES, KFC, TSF, resultam de uma denominação de uma empresa que se transformou em sigla que à partida não tinha sentido e que foi necessário construir, através de esforços de comunicação.
Evocativo: o nome da marca lembra a categoria de produto que identifica (Microsoft),(Head & Shoulders).
Fantasia: que pode ter um significado prévio (Imaginarium, Olá) ou não (Pala-pala).
Marca de família: construída com um prefixo ou um sufixo tirado da marca institucional. Exemplo: Nescafé da Nestlé.
Somatório de nomes: denominação que evita susceptibilidades quando há reestruturações e que, por vezes, é temporária. Por exemplo, o nome da farmacêutica Glaxo Smith Kline da fusão da GlaxoWellcome e Smith Kline Beecham.
Logótipo: ou logo é a bandeira da marca, pode evoluir para permanecer actual, mas sem perturbar a percepção dos consumidores.O logótipo é a particularização escrita de um nome e tem obrigatoriamente letras.
Símbolo: consiste num sinal gráfico que passa a identificar um nome, uma ideia, um produto ou serviço. O símbolo, associado ou não ao logótipo, tem um sinal específico e desperta nas pessoas uma série de informações e experiências armazenadas. Exemplo o crocodilo da Lacoste.
Jingle: designa, geralmente, um refrão publicitário. Neste caso, o seu papel pode ser efémero. O jingle de marca é uma música, passível de se identificar com a marca para depois a apresentar para sempre. Por exemplo: TMN – "mais perto do que é importante".
Símbolos da marca: podem estar ou não incorporados no logo. Podem ser personagens – Capitão Iglo, Quicky do Nesquik, Fido Dido da 7UP – ou animais divertidos como o Sapo, ou selvagem como o leão da Peugeot e o tigre da Esso.
Assinatura da marca: reserva-se o termo slogan para as frases publicitárias e o termo "assinatura" de marca para expressões que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos. Exemplo: Optimus – segue o que sente; Nike , just do it;
Os códigos gráficos: ou grafismo de marca são elementos permanentes de expressão formal de uma marca. Favorecem a identificação e a atribuição da marca em todos os registos de expressão: documentos internos da empresa, como o papel de carta, as embalagens, a publicidade, a promoção, etc.
COMPONENTES PSICOLÓGICOS
Uma marca descreve-se não apenas pelos aspectos físicos, mas também pelo carácter, a sua personalidade; pelo seu território, no caso de uma pessoa, dir-se-ia pela sua classe social e pelos seus valores fundamentais, a cultura.
O carácter ou a personalidade da marca: São os traços salientes da psicologia da marca. A Marlboro é serena, a Benetton é provocadora e a Yorn é irreverente. Os traços de carácter de uma marca nem sempre são tão nítidos como nestes exemplos. Todas as manifestações da marca contribuem para os criar, manter ou alterar: os produtos e o serviço, em princípio, mas também a comunicação, publicidade, relações públicas, etc., a imagem que se faz da clientela da marca e a imagem difundida pelos distribuidores.
O território de uma marca: É o espaço do mercado onde a marca é legítima. A triumph poderia estender a sua marca para roupas femininas, mas dificilmente obteria sucesso com uma cadeia de livrarias e restaurantes. A Lacoste está à vontade nos desportos individuais e um pouco elitista, nunca nos desportos populares, como no futebol e o atletismo. A noção de território de marca está muito entrelaçada às políticas de extensão de marcas.
Os valores culturais fundamentais de uma marca: Esta dimensão é, geralmente, mais importante para as marcas institucionais umbrella do que para as marcas de produto puras. A cultura da marca leva-nos, então, à noção de cultura empresa. Como Leclerec, hipermercados e supermercados, em França, que defende valores dos consumidores e dos ecologistas ou Richard Branson, da Virgin, no Reino Unido, exempresário rock, uma lenda do não convencional no mundo do lazer.
Marcas Institucionais
- Unicer
Segmento de mercado: Segmento de bebidas
Componentes físicos
Logótipo: Esfera sublinhada pelo nome da marca. Esfera em forma de U irregular, lembrando o excedente de uma bebida que verte pelo copo. Cores verde e branco.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura:
Tipo de marca: Institucional pura. A marca Unicer oferece ínúmeros produtos das várias marcas que a compõe, como a Decider, Super Bock, Vitalis, etc. Na imagem que se segue podem ver as marcas que compõe o grupo Unicer.
Jingles:
Personagens:
Grafismo: Letras de formas bastante geométricas, tal como a esfera. Cores verde e branco que representam cores frescas e saudáveis. A utilização do verde pode transparecer preocupações ecológicas por parte da marca.
Embalagem: Garrafas, latas, pacotes tetrapack, etc
Componentes psicológicos
Missão
“Contribuir para a satisfação dos Consumidores de bebidas disponibilizando o que necessitam e preferem, criando valor e fazendo-o melhor do que a concorrência.”
Visão
”Elevar o Grupo Unicer a uma posição de destaque na Península Ibérica, através do desenvolvimento dos seus recursos humanos, dos seus negócios e do aproveitamento selectivo de oportunidades em novos mercados.”
Valores
“Focalização nos Clientes e ConsumidoresRespeito pelo indivíduoTrabalho em equipaCidadania responsável
Integridade e ética”
- Portugal Telecom
Para ver um spot puiblicitário desta marca clique no link que se segue: http://www.youtube.com/watch?v=SRSNxtAnbvI
Segmento de mercado: Segmento de comunicações
Componentes físicos
Logótipo: Composto por quatro quadrados e dois círculos inseridos nos mesmos, de cores assimétricas, laranja e azul, com as iniciais da empresa em branco para realçar.
Símbolos: Outros símbolos utilizados pela marca
Assinatura: Inovar, Mudar, Melhorar é a nossa tradição.
Tipo de marca: Híbrida. A marca oferece diferentes produtos como a PT Comunicações, PT Prime, TMN, PT Multimédia, etc.
Jingles: Paixão Total
Personagens: Gato fedorento
Grafismo: As cores utilizadas, o laranja e o azul reflectem, tal como o design e o tipo de letra um carácter de marca moderna e orientada para o desenvolvimento tecnológico.
Embalagem:
Componentes psicológicos
Missão, Visão e Valores
“Prestar serviços de telecomunicações e multimédia de reconhecido valor para os clientes, através de uma permanente actualização tecnológica e de recursos qualificados e motivados.”“Liderança do mercado doméstico em todos os segmentos do negócio. Desenvolvimento das potencialidades de crescimento dos novos negócios. Redução da dívida líquida do Grupo. Aumento progressivo e sustentado da remuneração aos accionistas. Aumento da produtividade e qualidade do serviço. Captação de economias de escala e sinergias no Grupo. Racionalização de custos operacionais. Aumento da rentabilidade das operações em Portugal e no Brasil. Maximização do cash flow operacional. Criação de valor accionista.”
- EDP
Segmento de mercado: Segmento de serviços de energia
Componentes físicos
Logótipo: Cores vermelho e branco para contrastar. Quadrado com uma semi circunferência que representa um sorriso, seguido da sigla da marca.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura: Sinta a nossa energia
Tipo de marca: Umbrella. A empresa EDP identifica o produto e as actividades corporate.
Jingles:
Personagens:
Grafismo: Tipo de letra arredondada em harmonia com o sorriso. Cor vermelha predominante, cor quente e eléctrica.
Embalagem:
Componentes psicológicos
Missão, Visão e Valores
“As empresas movimentam-se hoje num ambiente de grande dinamismo, o que reforça a necessidade de encontrar ponto de estabilidade, através de relações de parceria.Esta dimensão é ainda mais importante quando se está na presença de factores essenciais, como é o da energia eléctrica.O Grupo EDP está empenhado em continuar a ser, neste novo ambiente, o parceiro por excelência das empresas portuguesas, proporcionando uma plataforma priviligiada de relacionamento - a EDP Corporate.Ambicionamos ser líderes do mercado desenvolvendo, para cada Cliente, soluções que excedam as suas expectativas, através de uma cultura de desempenho que proporcione a realização profissional dos nossos colaboradores e crie valor para o accionista. Corporizando essa ambição em: "sermos capazes de crescer e transformarmo-nos com o mercado."Trabalhamos sob os seguintes princípios:Compromisso com os objectivos a que nos propomos; Orientação para o Cliente, através da criação de parcerias duradouras; Espírito de equipa, actuando em grupo para um objectivo comum; Criatividade e inovação, procurando a melhoria contínua.Mas não queremos ser apenas mais um fornecedor de energia eléctrica, queremos ser o seu parceiro na procura, estudo e desenvolvimento de soluções integradas à sua medida.Assim, e numa perspectiva de abordagem directa ao mercado, oferecemos o apoio da nossa equipa de Consultores de Clientes suportada pela experiência EDP no sector eléctrico.”
- CTT
Segmento de mercado: Segmento de serviços
Componentes físicos
Logótipo: Cavalo em posição de corrida, e as siglas da marca por baixo. O cavalo reflecte uma tradição, rapidez e eficácia.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura: De nós para si
Tipo de marca: Umbrella. os produtos desta marca são identificados pelos CTT.
Jingles:
Personagens:
Grafismo: Cor vermelha, cor utilizado por este meio de comunicação já desde o início da sua existência.
Embalagem: Envelopes, caixas, etc
Componentes psicológicos
Missão
”Os CTT - Correios de Portugal têm por Missão o estabelecimento de ligações físicas e electrónicas, entre os cidadãos, a Administração Pública, as empresas e as organizações sociais em geral. A sua tradição postal será progressivamente reforçada e alargada às actividades e áreas de negócio, onde a vocação logística e comunicacional da Empresa possa ser eficientemente colocada ao serviço dos Clientes.No mercado doméstico, os CTT - Correios de Portugal têm por vocação a liderança em todas as áreas de negócio onde estão ou venham a estar presentes.No quadro internacional, a Empresa desenvolverá uma política de parcerias e/ou aquisições relacionadas, estabelecendo ou intensificando a sua presença em mercados externos relevantes, por forma a assegurar uma crescente valorização do capital accionista."
Visão
"Os CTT - Correios de Portugal serão uma poderosa plataforma multiserviços, visando a satisfação das necessidades dos cidadãos e dos agentes económicos, através de uma rede comercial e logística de elevada qualidade, eficiência e proximidade do Cliente.Serão um elemento essencial do desenvolvimento social e económico do país, contribuindo para a melhoria dos padrões de qualidade de vida dos clientes e dos trabalhadores, mercê de uma dinâmica, de uma cultura de serviços e de um sentido de responsabilidade social irrepreensíveis.
Valores
"Os valores a preservar, de que decorrem as normas de conduta a praticar, respeitam a:
- Protecção do(s) accionista(s), salvaguarda do interesse público e dos bens físicos, financeiros e intelectuais e da informação do Grupo.
- Observância dos deveres de lealdade, confidencialidade, sigilo e responsabilidade profissional no exercício pelos colaboradores das respectivas funções.
- Bom governo das empresas do Grupo, relações institucionais com outras entidades e divulgação e fiabilidade da informação produzida.
- Práticas de negócio em cumprimento escrupuloso das normas legais e regulamentares aplicáveis às actividades do Grupo.
- Resolução de conflitos de interesses e submissão dos colaboradores a limites no que respeita a prendas, ofertas, convites, transacções de valores e transacções particulares.
- Relações interpessoais e chefes-subordinados, relações com clientes, fornecedores , parceiros e reguladores.
- Observância de qualidade e segurança dos produtos e serviços prestados e prática de concorrência leal.
Marcas de Consumo
- Coca-Cola
Para visualizar um spot publicitário desta marca clique no link seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=jYvkUpparCw
Segmento de mercado: Segmento de bebidas
Componentes físicos
Logótipo: Cores utilizadas vermelho e branco maioritariamente. O efeito de onda feito com as linhas brancas por baixo do nome da marca é importante pois, tal como as bolhas perceptíveis em todo o logotipo dá uma ideia de frescura.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura: Para todos
Tipo de marca: Híbrida. A Coca-Cola também disponibiliza, para além do produto Coca-Cola, outros produtos produtos de marca própria da empresa Coca-Cola. Como por exemplo a Fanta, Sprite, Ciel, etc.
Jingles: Sempre Coca-Cola
Personagens: Pai Natal
Grafismo: As cores tradicionais da marca, o vermelho e o branco, mantiveram-se ao longo dos anos. O tipo de letra utilizado no logótipo é uma letra clássica, que reflecte a tradição desta marca.
Embalagem: Latas, garrafas, etc.
Componentes psicológicos
Missão
"Tudo o que fazemos é inspirado pela nossa missão:- Refrescar o mundo… no corpo, mente e espírito.- Inspirar momentos de optimismo… através da nossa marca e das nossas acções- Criar valores e marcar a diferença… em todo o lado em que estamos presentes."
Visão
"Para alcançar um crescimento sustentável, estabelecemos uma visão com objectivos claros:
- Lucro: maximizando o retorno para os accionistas sendo ciente das nossas responsabilidades
- Pessoas: Sendo um óptimo local de trabalho, onde as pessoas se sentem inspiradas para darem o melhor de si.
- Portfolio: Trazendo um portfolio ao mundo de diversas marcas que anticipam as satisfações, desejos e necessidades das pessoas.
- Parceiros: Desenvolvendo uma vitoriosa rede de parcerias com base na lealdade mútua.
- Planeta: Sendo um cidadão global responsável que marca a diferença.”
Valores
"Guiamo-nos por valores partilhados como uma empresa e como individuais:
- Liderança: “Coragem para formar um futuro melhor”
- Paixão “Compromisso com o coração e a cabeça”
- Integridade “Ser real”
- Fiabilidade “Se necessário, lá estaremos”
- Colaboração “Accionando genialidades colectivas”
- Inovação “Procurar, imaginar, criar, desfrutar”
- Qualidade “O que fazemos, fazemos bem” “
- Vodafone
Para visualizar um spot publicitário desta marca clique no link que se segue: http://www.youtube.com/watch?v=-jWOuIs5X6w&mode=related&search=
Segmento de mercado: Segmento de comunicações
Componentes físicos
Logótipo: Cores utilizadas vermelho e branco. Letras escritas em formas arredondadas, por baixo do símbolo que lembra uma gota.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura: Vive o momento. Now
Tipo de marca: Híbrida. A marca disponibiliza para além dos serviços de comunicação Vodafone, produtos como o Vodafone Home, Yorn, etc.
Jingles: Bohemian Like You
Personagens:
Grafismo: Cores vermelho forte, em contraste com o branco que sobressai. O novo logótipo é em relevo, contrariamente ao anterior em duas dimensões.
Embalagem: caixas, etc.
Componentes psicológicos
Missão, Visão e Valores
"O Grupo Vodafone é uma das maiores empresas de telecomunicações móveis do Mundo. Contando com uma base 170,6 milhões de Clientes proporcionais em 27 países, a nossa marca está também presente em mais 33 países através das nossas redes parceiras.Na Vodafone procuramos oferecer aos nossos Clientes serviços móveis irresistíveis e inovadores e orientados para as suas reais necessidades, proporcionando-lhes uma experiência única e de elevada qualidade. Os nossos Clientes podem contar com a Vodafone para estarem ligados ao que realmente lhes interessa – a sua família, os seus amigos, o seu trabalho – sempre que quiserem e onde estiverem.O nosso constante investimento em novas tecnologias e no desenvolvimento de novos, inovadores e melhores serviços que superem as melhores expectativas dos nossos Clientes, permite-nos estar na linha da frente da definição dos serviços móveis de voz e dados em todo o Mundo. Através dos nossos serviços, os Clientes podem tirar melhor partido do seu tempo e comunicar, gerir, organizar, pagar, jogar e viver a vida de uma forma mais divertida, tornando a Vodafone numa parte ainda mais importante das suas vidas.
Em Portugal, somos o segundo maior operador no mercado de Telecomunicações. Focamos a nossa actividade na prestação de serviços móveis de voz e dados e disponibilizamos também serviços fixos e Internet com o objectivo de satisfazer todas as necessidades de comunicações dos nossos Clientes.”
- BP
Segmento de mercado: Segmento de serviços gasolineiros
Componentes físicos
Logótipo: Tonalidades de verde, com branco e amarelo. O símbolo assemelha-se a uma flor, junto a esta está o nome da marca. As tonalidades verdes sugerem alguma responsabilidade ecológica por parte da marca.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura:
Tipo de marca: Umbrella, a BP identifica os produtos que disponibiliza, tais como BP Premier Plus, BP Ultimate, a própria Gasolina, etc.
Jingles:
Personagens:
Grafismo: Cores verdes, branco e amarelo, sugerindo uma harmonia com a natureza e o meio ecológico. O novo símbolo (uma flôr) destaca ainda melhor esta preocupação da marca em estar de mãos dadas com a natureza.
Embalagem: Garrafas, caixas, etc
Componentes psicológicos
Missão e Visão
"A BP tem um firme compromisso com o progresso da humanidade. Os nossos produtos e serviços têm como principal objectivo proporcionar a todos uma melhor qualidade de vida. Acreditamos que o respeito pelos direitos humanos e pelo meio ambiente são um compromisso fundamental. Em conjunto com os nossos clientes, os governos, os nossos parceiros, as ONG's e a comunidade onde nos inserimos, trabalhamos para conseguir implementar um diálogo novo, um diálogo positivo. Acreditamos numa nova abordagem, acreditamos numa empresa transparente, que se questione frequentemente, flexível, incansável, inclusiva e integradora. Somos uma organização cujos objectivos ultrapassam os métodos tradicionais de realizar negócios, transpondo barreiras no modo de pensar e de agir. Somos uma empresa onde a inovação é celebrada e optimismo é inerente à nossa maneira de pensar. Queremos ser uma força para o bem, lançando um padrão de desempenho que desafie as maiores e melhores companhias do mundo.
Valores
"Os valores da marca complementam-se entre si e transmitem-nos o que a BP é:
Progressiva, Inovadora e Verde, sempre voltada para a Obtenção de Resultados.
Desempenho - Orientada para a obtenção de resultados a nível global
Inovadora - Fornecendo soluções inovadoras
Progressiva - procurando sempre uma abordagem nova e mais eficaz
Verde - demonstrando liderança a nível ambiental”
- Renova
Segmento de mercado: Segmento de produtos de higiene
Componentes físicos
Logótipo: Tonalidades de azuis e branco, cores frescas e que transmitem higiene, pureza. Por baixo do nome da marca, um símbolo que lembra um papel a voar.
Símbolos: Outros símbolos utilizados
Assinatura: The worlds sexiest paper
Tipo de marca: Umbrella, a marca identifica os produtos que disponibiliza como papel higiénico, guardanapos de papel, papel tissue, etc.
Jingles:
Personagens:
Grafismo: Os tons utilizados são cores frescas, limpas que nos remetem para uma ideia de higiene total.
Embalagem: caixas, embalagens plastificadas, etc.
Componentes psicológicos
Missão, Visão e Valores
"Para além da forma, do sinal, a marca Renova é uma visão do mundo, do nosso mundo de todos os dias.O corpo e o espírito são as nossas únicas preocupações, tudo será feito para satisfazer uma sem esquecer a outra."Para um novo bem-estar", é o nosso projecto para o futuro, a nossa dinâmica de vida.Se contribuir para um melhor bem estar, do corpo, do espírito e dos sentidos, então a Renova não terá a falhado na sua missão.“
Comunicação nas Organizações
Meios de Comunicação Organizacional
"Meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. De seguida, apresentamos vários meios de comunicação.
- Correio
- TV
- Rádio
- Cinema
- Outdoor
- Jornal
- Revista
- Fanzine
- Panfleto
- Internet
- Telefone
- Banda Desenhada
- Fotografia
- Vídeo
- Livro
Vantagens e Desvantagens de cada Meio de Comunicação
Correio
Vantagens - Meio mais tradicional; cómodo para o público alvo.
Desvantagens - Tem uma elevada taxa de não resposta, processo lento.
TV
Vantagens - Grande impacto; custo de contacto baixo; grande flexibilidade; penetração em todos os segmentos; elevada eficácia; boa exposição do produto; forma de patrocínio; visualização em diferentes horários e em programas distintos.
Desvantagens - Custo elevado de produção; um anúncio publicitário tem geralmente pouca duração; dificuldade em atingir targets muito específicos; orçamentos muito elevados para um impacto reduzido; repetição incomodativa.
Rádio
Vantagens - Abrangência; maneira simples e eficaz de difusão de mensagens; timings de produção curtos; elevada capacidade de exploração musical; possibilita a obtenção de elevados índices de repetição; meio flexível que permite segmentar os públicos alvo.
Desvantagens - O público não tem contacto visível; repetição incomodativa.
Cinema
Vantagens - Possibilidade de visualização; boa exposição do produto.
Desvantagens - Por preceder um filme é ignorado por grande parte da audiência; pouco público nas salas de cinema até ao início do filme.
Outdoor
Vantagens - Elevada abrangência; elevados nìveis de repetição; grande impacto visual; flexibilidade em termos de regionalização; meio reminder de comunicação utilizada noutros meios.
Desvantagens - Inapropriado para mensagens extensas; elevados custos de produção.
Jornal / Revista / Fanzine
Vantagens - Acessível; abrangência; maior tempo de contacto com o público alvo; orçamento não muito elevado para obter impacto.
Desvantagens - Elevado custo por contacto; fraca cobertura em alguns pontos da população; elevada repetição implica custos elevados; (desvantagem da fanzine: targets muito específicos).
Panfleto
Vantagens - Acrescenta valor estético; permite mensagens detalhadas; baixo custo por contacto.
Desvantagens - Repetição incomodativa; publicidade estática.
Internet
Vantagens - Meio de comunicação interactivo; boa penetração; rápido desenvolvimento; possibilidade de segmentação.
Desvantagens - Muita informação irrelevante; fontes de informação nem sempre de confiança; ausência de dados rigorosos de audiência.
Vantagens - Baixo custo de contacto; grande flexibilidade; boa exposição do produto.
Desvantagens - Políticas anti-spam; repetição incomodativa.
Telefone
Vantagens - Contacto directo com o alvo; abrangência.
Desvantagens - O público não tem contacto visível; elevada taxa de não resposta; impossibilidade de comunicar para um público geral ao mesmo tempo.
Banda Desenhada
Vantagens - Acessível; grande tempo de contacto com o público.
Desvantagens - targets restritos; elevado custo por contacto.
Formas de Comunicação Organizacional
Existem várias formas utilizadas pelas organizações para o processo de comunicação.
Publicidade
Actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, Propaganda comercial.Actualmente, Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. Forma de comunicação paga pela empresa para difundir mensagens através de meios de comunicação de massas.
Relações Públicas
Actua com comunicação institucionall, ou seja, trabalha para que a imagem de uma instituição seja a melhor possível diante de seus públicos alvo. O objectivo das Relações Públicas é construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma pessoa física etc; Pensar e gerenciar as relações da instituição com todos os seus públicos e também gerenciar crises.
Promoção de Vendas
Promoção de Vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado, através de alteração de preferências, fidelização à marca e hábito de compra.
Merchandising
É a prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, sendo realizada no ponto de venda. Os instrumentos de merchandising incluem cartazes, folhetos, expositores, entre outros.
Marketing Directo
Sistema interactivo que utiliza um ou mais meios de comunicação para obter uma resposta mensurável de um público alvo. É um método rápido e económico para chegar ao consumidor. A forma mais comum é o mailling.
13 November 2006
Constituição do grupo de trabalho

Al-Zarqawi Lopes
É um militante do fundamentalismo islâmico, guerrilheiro e auto-proclamado líder da Al-Qaeda no Iraque.
Al- Zarqawi escolheu o IPAM por ter interesse nesta àrea, por ser um curso com notoriedade e pelas boas perspectivas de carreira que lhe oferece futuramente.

Osama Ribeiro
Militante saudita armado pela CIA durante a guerra fria para combater as tropas da antiga URSS durante a invasão ao Afeganistão. Tornou-se chefe da Al-Qaeda, uma organização islâmica com o objetivo de eliminar a influência de países estrangeiros em nações islamitas.
Osama optou por este curso no IPAM, devido ao desenvolvimento incessante e necessidade cada vez maior do Marketing e da sua utilização nos dias correntes.
Político e ex-estadista iraquiano. Saddam desempenhou um papel importante no golpe de Estado sem derrame de sangue que trouxe o partido ao poder em 1968. Inicialmente foi chefe da Mukhabarat, polícia secreta iraquiana.
Saddam decidiu inscrever-se no curso de Gestão de Marketing por ser um curso cativante, e que se adapta à função que pretende exercer futuramente.

